Ano Novo! Velhas Falhas!
Já começou o ano cansado?
Sabe aquela sensação de ano novo, aquele desejo de fazer tudo diferente, mas sem saber por onde começar?
Os dias já começam atropelados e você não consegue sequer parar para pensar em como se atualizar, como aprimorar os negócios ou como evoluir na carreira…
Com isso o tempo passa, se esvai, você aí, cada vez mais frustrado, com vontade de “chutar o balde.”
É tanto estresse e a sensação de impotência diante das atualizações profissionais, das mudanças da legislação, que o sentimento é de estar correndo numa esteira, ficando extremamente cansado, mas sem sair do lugar.
Sem contar a insegurança de estar fazendo algo errado e depois sofrer consequências ainda mais sérias por não acompanhar as mudanças ou as novas regras.
É, parece mesmo que está sendo engolido pela falta de tempo e o excesso de informação. Pense se isso tudo está acontecendo com a sua empresa, ou na sua profissão…
Identificou-se com essa situação e não sabe como sair desse emaranhado louco?
Vou deixar aqui, 5 dicas que podem começar a ajudar a sair dessa situação. Mas veja bem, não existe fórmula mágica, existe esforço e dedicação. Por tanto, pense em quanto essa situação afeta sua empresa, sua carreira, sua vida pessoal e sua saúde. Decida o quanto está disposto a mudar esse cenário?
Vamos as dicas:
- Reflita sobre tudo que precisa fazer, atualizar, entender, conhecer, aprender, para sair desse “buraco sem fim”. Relacione suas necessidades montando uma lista geral de tudo que precisa nesse momento. Exemplo: 1. Fazer um curso de Imposto de Renda/ 2. Montar uma planilha para controlar as finanças que estão um caos/ 3. Assistir vídeos sobre mudanças nas normas contábeis. /Etc. Quando coloca no papel todas as atribuições e tarefas, sente um certo conforto do esvaziamento da mente, transferindo tudo para um “depósito,” qual, visto de fora, trará muito mais clareza.
- Organize suas necessidades por ordem, separando-as em três listas: URGENTES / IMPORTANTES/ NECESSÁRIAS, sendo as urgentes, aquelas que precisa resolver com maior prioridade, pois poderão trazer problemas breves. Exemplo: Estudar as mudanças na legislação do Simples Nacional. Importantes são as atividades que precisam da sua atenção, mas que seu grau de prioridade e consequência é pouco mais relativo do que as anteriores. Por exemplo: Organizar os materiais de estudo separando nas pastas adequadas. Já as Necessárias, são aquelas que ocupam seu dia a dia, como responder e-mails, atender clientes, pagar um boleto. Ao terminar esta lista, terá se surpreendido com a quantidade de tarefas necessárias que ocupam a maior parte do seu tempo, deixando sua carreira, profissão e empresa em risco. Quando coloca ordem de prioridade, sentirá que conseguiu organizar tudo pelo teor de pressa, assim, terá controle sobre cada uma delas.
- Determine algumas horas do dia para resolver somente as necessárias, porém antes disso, veja se algumas das tarefas necessárias não poderiam ser atribuídas a outras pessoas para a realização. Evite parar o tempo todo para resolver as tarefas necessárias. Organize-as no tempo determinado a elas. Seja disciplinado a isso.
- Determine datas para concluir cada uma das tarefas Urgentes e Importantes, se possível for, quebre as tarefas muito complicadas em etapas, isso irá ajudar a alcançar o objetivo de resolvê-las, dando a sensação de dever cumprido a cada pedacinho que for solucionado. Essas pequenas conquistas geram descargas de dopamina no cérebro, ampliando a sensação de capacidade e poder.
- Faça cursos, atualize-se, determine um tempo por mês para dedicar a sua evolução pessoal e profissional através de conhecimento. Quando se participa de cursos, formações, graduações, especializações, a mente se expande e amplia a possibilidade de enxergar soluções de problemas. Além da possibilidade gigante de networking e novas parcerias que podem surgir a todo momento. Esse é o seu momento, esse é o momento da sua empresa, faça da educação o seu mantra sagrado!
Agora, sair dessa “esteira em círculos” de tarefas é trabalho complicado e requer dedicação, mas vale a pena refletir o quanto esse emaranhado está realmente atrapalhando a sua evolução e quanto está disposto a dominar isso tudo, mas reflita bem sobre a pergunta que vou fazer agora, já antecipo que vai doer: Você realmente deseja verdadeiramente conhecimento e controle de tudo, ou está usando essa situação para se ancorar e justificar suas próprias falhas, terceirizando a responsabilidade sobre sua procrastinação?
Priscila Maluzza Pissinato
07/01/2019.